pseudo-randômico - ορισμός. Τι είναι το pseudo-randômico
DICLIB.COM
AI-based language tools
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:     

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από τεχνητή νοημοσύνη

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

Τι (ποιος) είναι pseudo-randômico - ορισμός

Acesso randômico
  • Acesso aleatório (''random access'') comparado ao [[acesso sequencial]] (''sequential access'').

Pseudo-hermafroditismo         
Hermafroditas são indivíduos que apresentam ambiguidade genital interna ou externa mas possuem tecidos ovulares e testiculares ao mesmo tempoIMPERATO-MCGINLEY, Julianne; PETERSON, Ralph E. Male pseudohermaphroditism: the complexities of male phenotypic development.
pseudo-hermafroditismo         
sm Med Estado biológico em que as gônadas são de um sexo, mas anormalidades dos órgãos sexuais externos ou característicos sexuais secundários existentes originam dúvidas quanto ao sexo verdadeiro
P. feminino: aquele em que as gônadas são ovários
P. masculino: aquele em que as gônadas são testículos
Pl: pseudo-hermafroditismos.
Pseudo-Dionísio, o Areopagita         
  •  Escriba burgúndio - Retrato de Jean Miélot, em ''Miracles de Notre Dame'', século XV.
  • Iluminura medieval O Paraíso - A Jerusalém Celeste (''Très Riches Heures du Duc de Berry'')
Pseudo-Dionísio, o Areopagita ou simplesmente Pseudo-Dionísio, é o nome pelo qual é conhecido o autor de um conjunto de textos (Corpus Areopagiticum) que exerceram, segundo os historiadores da filosofia e da arte, uma forte influência em toda a mística cristã ocidental na Idade Média. Esses textos foram muito lidos e admirados pelo Abade Suger de Saint-Denis, construtor do primeiro grande exemplar de arquitetura gótica: a basílica de Saint-Denis“Há uma grande controvérsia em torno do assunto. Na realidade existiam três santos diferentes: São Dinis, mártir cristão do século I; São Dionísio de Corinto, do século II; e o mais famoso, São Dionísio, o Areopagita, bispo de Atenas do século I, ao qual parece que a Abadia de S. Denis foi dedicada. No século VI, apareceram alguns tratados em grego que se pensava ser de sua autoria. Mais tarde verificou-se que tal julgamento era errôneo, e hoje o autor dessas obras é chamado de Pseudo-Areopagita". (Maria Clara F. Kneese e J. Grinsburg. in, P

Βικιπαίδεια

Acesso aleatório

Em ciência da computação, acesso aleatório (mais precisamente e mais geralmente chamado de acesso direto) é a capacidade de acessar um elemento arbitrário de uma sequência, em tempo igual, ou qualquer dado de uma população de elementos endereçáveis, de maneira tão fácil e eficiente quanto qualquer outro, não importa quantos elementos possam estar no conjunto. É, normalmente, contrastado com o acesso sequencial, que exige que os dados sejam recuperados na ordem em que foram armazenados.

Por exemplo, os dados podem ser armazenados, nocionalmente, em uma única sequência, como uma linha, em duas dimensões, como linhas e colunas em uma superfície, ou em várias dimensões. No entanto, dadas todas as coordenadas, um programa pode acessar cada registro com a mesma rapidez e facilidade que qualquer outro. Nesse sentido, a escolha do dado é arbitrária no sentido de que, independentemente de qual item é procurado, tudo o que é necessário para encontrá-lo é o seu endereço, ou seja, as coordenadas em que ele está localizado, como sua linha e coluna (ou seu número de rastreamento e registro em uma memória de tambor). A princípio, o termo "acesso aleatório" era usado porque o processo precisava ser capaz de encontrar registros, independentemente da sequência em que fossem requeridos. No entanto, logo o termo "acesso direto" ganhou preferência, pois era possível recuperar diretamente um registro, independentemente de qual fosse sua posição. O atributo operativo, no entanto, é que o dispositivo pode acessar qualquer registro necessário imediatamente sob demanda. O oposto é o acesso sequencial, onde um elemento remoto leva mais tempo para acessar.

Uma ilustração típica dessa distinção é comparar um pergaminho antigo (sequencial; todo o material anterior aos dados necessários deve ser desenrolado) e o livro (direto: pode ser imediatamente aberto para qualquer página arbitrária). Um exemplo mais moderno é uma fita cassete (sequencial - é preciso avançar rapidamente nas músicas anteriores para chegar às posteriores) e um CD (acesso direto - pode-se pular para a faixa desejada, sabendo que ela seria a que foi recuperada).

Nas estruturas de dados, o acesso direto implica a capacidade de acessar qualquer entrada em uma lista em tempo constante (independentemente de sua posição na lista e do tamanho da lista). Muito poucas estruturas de dados podem fazer essa garantia além das matrizes (e estruturas relacionadas, como matrizes dinâmicas). O acesso direto é necessário, ou pelo menos valioso, em muitos algoritmos, como pesquisa binária, classificação de inteiros ou certas versões do crivo de Eratóstenes.

Outras estruturas de dados, como listas ligadas, sacrificam o acesso direto para permitir inserções, exclusões ou reordenamentos de dados eficientes. As árvores de pesquisa binária com auto balanceamento podem fornecer um compromisso aceitável, onde o tempo de acesso não é igual para todos os membros de uma coleção, mas o tempo máximo para recuperar um determinado membro cresce apenas logaritmicamente com seu tamanho.